Sustentabilidade empresarial: você sabe como seu empreendimento pode trabalhá-la?

por | jan 22, 2021 | Sustentabilidade | 0 Comentários

Você, que atua como engenheiro ou técnico do meio ambiente na sua empresa, certamente tem clareza sobre a importância das ações que precisam ser realizadas em seu negócio, a favor do meio ambiente. Mas, e sobre sustentabilidade empresarial, você já ouviu falar?

O termo está sendo cada vez mais popularizado, e sua prática cada vez mais difundida nos mais diversos setores. Por este motivo, neste conteúdo vamos falar um pouco mais sobre este assunto, desde seu conceito até a importância de aplicá-lo.

Continue a leitura e descubra os principais pontos que a sustentabilidade empresarial engloba, bem como as vantagens de trabalhá-la na sua empresa!

Entendendo a sustentabilidade empresarial

Segundo o eCycle, a sustentabilidade empresarial pode ser definida como a soma total de práticas – por parte de uma empresa – que visem ao desenvolvimento sustentável de uma sociedade. 

Nesse sentido, uma empresa é considerada sustentável quando pratica, ou melhor, tem em sua cultura, condutas éticas e processos que visem o seu crescimento, mas sem que estes venham a causar, de alguma forma, danos à natureza.

Para isso, a organização deve estar alinhada com o Triple Bottom Line, também conhecido como o tripé da sustentabilidade empresarial, seus conceitos são:

Social

A sustentabilidade empresarial no âmbito social, está ligada tanto ao seu time interno, quanto à sociedade. Neste ponto, os colaboradores devem receber boas condições de trabalho, considerando aspectos que vão desde o clima organizacional adequado, até remunerações justas e benefícios.

Para com a sociedade em que está inserida, a empresa precisa contribuir com a comunidade, por meio de criação de projetos sociais, valorização da mão de obra local, dentre outras ações que crie uma via de mão dupla de benefícios, formando um ciclo sustentável.

Econômico

O âmbito econômico na sustentabilidade empresarial ainda deixa alguns profissionais com dúvidas de quais ações se aplicam a ela. Por isso, segue os principais exemplos de aplicação da sustentabilidade econômica nas empresas:

  • Minimizar o desperdício de recursos e garantir a continuidade da operação, fazendo uso inteligente e consciente dos equipamentos e ferramentas;
  • Ter controle minucioso e preciso das finanças, principalmente no que diz respeito a orçamentos e investimentos;
  • Ter total responsabilidade fiscal na demonstração de resultados, na gestão de documentos e no pagamento de tributos.

Ambiental

Sem o âmbito ambiental, não existe sustentabilidade empresarial. Nele, o foco são ações produtivas que não interfiram no ecossistema, e se interferirem que seja de forma consciente e que, em contrapartida, sejam feitas ações reparativas.

É interessante que a empresa conte com uma consultoria ambiental, para que seus projetos sigam usando os recursos naturais de forma consciente, sem prejudicar a continuidade dos recursos utilizados.

Além disso, a empresa precisa estar alinhada com as normas e leis ambientais brasileiras.

Desafios da sustentabilidade empresarial

Inserir a sustentabilidade empresarial no dia a dia do negócio pode não ser uma tarefa fácil. A Tera, elencou dois principais desafios que podem acompanhar a implementação desta conduta:

  1. Preocupação com o aporte inicial para as mudanças, que envolve adequação de equipamentos e máquinas, aquisição de novas matérias-primas e substituição de fornecedores. Ao invés de ser visto como um custo, é preciso ter noção de que se trata de um investimento, já que trará benefícios a longo prazo. Um exemplo simples, é trocar lâmpadas comuns pelas de LED, a organização reduz as despesas com energia elétrica por muitos anos.
  2. Conseguir o apoio dos colaboradores que resistem às mudanças nas condutas e processos diários aos quais estão habituados, muitas vezes por não compreenderem a importância da sustentabilidade empresarial. Nesse aspecto, é importante que os gestores apoiem essa transição, oferecendo suporte e conhecimento por meio de reuniões e treinamentos que expliquem os motivos das mudanças e os impactos positivos da prática diária de ações sustentáveis.

Estes pontos deixam de ser um problema quando se entende a importância da sustentabilidade empresarial e conhece suas vantagens, como veremos a seguir.

Importância de trabalhar a sustentabilidade empresarial

Com o crescente aumento dos problemas ambientais gerados pelo salto industrial e comercial nas últimas décadas, os consumidores estão mais conscientes da importância de preservar os recursos naturais. 

Por isso, está se tornando cada vez mais comum que os consumidores busquem por produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Inclusive, uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, com mais de 2.000 entrevistados, apontou que 33% deles disseram que se importam muito com as ações sustentáveis de uma marca. Além disso, 55% afirmaram dar preferência a negócios reconhecidos pela responsabilidade ambiental

As boas práticas da sustentabilidade nas organizações geram diferencial competitivo e promovem a satisfação do público, o que se reflete em lucratividade, bem como algumas outras vantagens.

Importante ressaltar que esta conduta sustentável deve apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e toda a comunidade em que está inserida.

Vantagens da sustentabilidade empresarial

  • Melhoria na imagem positiva da empresa no mercado, junto aos consumidores e comunidade em geral;
  • Ética profissional, porque envolve escolhas conscientes de procedimentos e técnicas que não prejudiquem a natureza;
  • Economia, com redução dos custos de produção;
  • Promove boas práticas de cidadania, por meio do desenvolvimento de projetos e programas sociais;
  • Melhoria nas condições ambientais do planeta;
  • Satisfação dos colaboradores, que motivados e valorizados, geram maior produtividade e impulsionam bons resultados;
  • Valorização comercial, inclusive em ações em bolsas de valores. É cada vez mais comum que investidores deem mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis.

E então?

Neste conteúdo você pôde conferir detalhes sobre a sustentabilidade empresarial, sua abrangência, principais pontos que são englobados na sua prática, a importância de trabalhá-la na organização e as vantagens que ela proporciona.

Esperamos que este conteúdo possa ajudar a direcionar sua organização para um caminho mais consciente no âmbito social, ambiental e econômico, que como vimos, pode proporcionar resultados bastante interessantes para a empresa.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Agora, se você quer continuar aprofundando seus conhecimentos, confira nosso blog post sobre o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA e RIMA)!

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas: entenda como ele funciona e quando é necessário!

Você precisa realizar o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)? Separamos informações importantes a respeito deste tema, afinal de contas, além do princípio de preservar o meio ambiente e manter o equilíbrio dos ecossistemas, este Programa ainda é...

Indicadores ambientais da qualidade da água: saiba quais você precisa ficar atento!

Os indicadores ambientais da qualidade da água devem ser de conhecimento de organizações que atuam em setores que possam, de alguma forma, interferir ou afetar o curso e qualidade dos recursos hídricos do meio ambiente. Mais do que conhecer, é necessário respeitar e...

Sustentabilidade empresarial: você sabe como seu empreendimento pode trabalhá-la?

Você, que atua como engenheiro ou técnico do meio ambiente na sua empresa, certamente tem clareza sobre a importância das ações que precisam ser realizadas em seu negócio, a favor do meio ambiente. Mas, e sobre sustentabilidade empresarial, você já ouviu falar? O...

7 leis relacionadas ao licenciamento ambiental que você precisa ficar atento!

Sabe quais são as principais leis relacionadas ao licenciamento ambiental? Se você atua na área de meio ambiente durante a execução dos projetos da empresa, saiba que é essencial ficar atento a essas leis, para garantir o sucesso dos empreendimentos. Pensando em...

Condicionantes ambientais: confira quais precisam ser realizadas em projetos de geração e transmissão de energia!

Para manter a Licença Ambiental em dia, dentro da lei e sem sofrer penalidades, as condicionantes ambientais são fatores fundamentais a serem cumpridos. As licenças ambientais possuem condicionantes ambientais necessárias para manutenção da qualidade ambiental e...

Projeto para geração de energia: entenda qual é a importância da outorga de uso da água!

A água é um bem de uso comum, logo, para utilizá-la em atividades com fins industriais e para aproveitamento de potenciais hidrelétricos é necessário obter a Outorga de uso da água. Se você chegou até aqui porque está com dúvidas, esse conteúdo, com toda certeza, é...

Auto de Infração Ambiental: entenda como ele pode impactar no projeto de Centrais de Geração Hidrelétrica!

Já ouviu falar do Auto de Infração Ambiental? Ou melhor, você sabe como ele pode ser fundamental para as boas práticas no seu projeto de Central de Geração Hidrelétrica? Se você tem dúvidas quanto a isso, continue a leitura deste conteúdo, pois vamos apresentar os...

7 motivos para você contar com uma consultoria ambiental no seu negócio!

Ainda tem dúvidas de quais são as vantagens de contar com uma consultoria ambiental para o seu negócio? Então continue a leitura que vamos mostrar alguns dos principais motivos do porquê essa pode ser uma escolha valiosa para a sua empresa. Para este conteúdo,...

Saiba como obter a licença ambiental para o seu negócio

A licença ambiental é um processo administrativo que muitos empreendimentos precisam realizar para poderem operar. Entretanto, há vários detalhes importantes que devem ser levados em conta, tais como porte da empresa, tipo de atividade, entre outros. A seguir,...

Entenda o que é o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA e RIMA)

O Estudo de Impacto Ambiental está atrelado ao Licenciamento Ambiental de um empreendimento de grande porte. Ele é um documento técnico que detalha todas as características do empreendimento, os meios físicos, bióticos e socioeconômicos da área em que o empreendimento...

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

Conheça mais sobre nossas soluções:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *