Indicadores ambientais da qualidade da água: saiba quais você precisa ficar atento!

por | fev 17, 2021 | Informações | 0 Comentários

Os indicadores ambientais da qualidade da água devem ser de conhecimento de organizações que atuam em setores que possam, de alguma forma, interferir ou afetar o curso e qualidade dos recursos hídricos do meio ambiente.

Mais do que conhecer, é necessário respeitar e incluí-los como regras e como direcionamento de boas práticas nos procedimentos realizados pela organização. 

Afinal de contas, os indicadores ambientais da qualidade da água são decisivos para mensuração e redução de impactos ambientais e direcionamento de políticas públicas sanitárias e ambientais.

Quer saber quais são os indicadores ambientais da qualidade da água? Continue a leitura e confira os principais que você precisa ficar atento!

IQA -IET – ICF – ICZres: Principais indicadores ambientais da qualidade da água

O IQA, IET,  ICF e ICZres, respectivamente: Índices de Qualidade das Águas (IQA), Índice de Estado Trófico (IET), Índice da Comunidade Fitoplanctônica (ICF), Índice da Comunidade Zooplanctônica para Reservatórios (ICZres), são alguns dos principais indicadores relacionados ao Licenciamento Ambiental.

Isso quer dizer que organizações cuja operações, serviços e/ou produtos, geram impacto a algum curso hídrico, como para atividade de geração de energia, por exemplo, devem ficar atentas a estes índices.

IQA

O IQA foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA são em sua maioria indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos (ANA, 2015).

O IQA é utilizado pela CETESB desde 1975 e constitui-se da integração de variáveis físicas (temperatura, turbidez e resíduo total), químicas (pH, nitrogênio amoniacal, fósforo total, demanda bioquímica de oxigênio – DBO e oxigênio dissolvido) e microbiológica (coliformes termotolerantes), que refletem, principalmente, a contaminação dos corpos hídricos causada pelo lançamento de esgoto doméstico (CETESB, 2008).

IET

O Índice do Estado Trófico tem por finalidade classificar corpos d’água em diferentes graus de trofia, ou seja, avalia a qualidade da água quanto ao enriquecimento por nutrientes e seu efeito relacionado ao crescimento excessivo das algas ou ao aumento da infestação de macrófitas aquáticas

ICF

Este indicador ambiental considera o grau de dominância dos grandes grupos que compõem o fitoplâncton, a densidade dos organismos e o Índice de Estado Trófico (IET), separando em categorias a qualidade da água. 

O diagnóstico final será a média aritmética das três ponderações parciais relativas à dominância, densidade e valor de IET.

ICZres

Por sua vez, este é um dos indicadores ambientais que considera a presença ou ausência dos principais grupos zooplanctônicos e relaciona a razão entre o número total de calanóides – indicador de melhor qualidade da água e o número total de ciclopóides – indicador de ambientes altamente eutróficos – com o respectivo Índice de Estado Trófico (IET), calculado com os dados de clorofila a. 

Estes dois resultados (razão NCal/NCyc e IET) encontram-se associados com as categorias Boa, Regular, Ruim e Péssima.

Principais parâmetros utilizados para mensurar os indicadores ambientais da qualidade da água

Nitrogênio Total

Efluentes industriais são uma das principais fontes de Nitrogênio para os corpos d’água, tal como, escoamento da água das chuvas em solos que com fertilizantes e a drenagem de águas pluviais em áreas urbanas.

O lançamento de Nitrogênio em grandes quantidades em canais hídricos, é uma das principais causas do crescimento desenfreado de algas, processo conhecido como eutrofização, que pode prejudicar o abastecimento público, a recreação e a preservação da vida aquática.

Fósforo Total

Semelhante ao Nitrogênio, o Fósforo tem como principais fontes para canais hídricos, efluentes industriais como de indústrias de fertilizantes, alimentícias, laticínios, frigoríficos e abatedouros.

O excesso deste elemento na água, assim como o Nitrogênio, pode causar a eutrofização das águas. Por isso, se enquadra entre um dos principais indicadores ambientais da qualidade da água.

Turbidez

Segundo o Portal de Qualidade das Águas, a turbidez indica o grau de atenuação que um feixe de luz sofre ao atravessar a água. Esta atenuação ocorre pela absorção e espalhamento da luz causada pelos sólidos em suspensão (silte, areia, argila, algas, detritos, etc.).

As principais fontes de turbidez são:

  • Erosão dos solos, quando na época das chuvas as águas pluviais trazem uma quantidade significativa de material sólido para os corpos d’água;
  • Lançamento de esgotos e de efluentes industriais.

O excesso da turbidez em cursos hídricos faz com que uma quantidade maior de produtos químicos seja utilizada nas estações de tratamento de águas, aumentando os custos de tratamento. 

Além disso, a alta turbidez também afeta a preservação dos organismos aquáticos, o uso industrial e as atividades de recreação.

E então?

Neste conteúdo, você pôde conhecer os principais tipos de indicadores ambientais que existem para a análise da qualidade da água. Esperamos que este material tenha esclarecido possíveis dúvidas suas, e o ajude no desenvolvimento dos projetos da sua empresa.

Quer uma ajuda técnica e especializada no Licenciamento Ambiental, garantir assertividade nos indicadores ambientais e manter todos os seus projetos de acordo com as normas e leis em vigor? Clique aqui e receba uma proposta personalizada!

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas: entenda como ele funciona e quando é necessário!

Você precisa realizar o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)? Separamos informações importantes a respeito deste tema, afinal de contas, além do princípio de preservar o meio ambiente e manter o equilíbrio dos ecossistemas, este Programa ainda é...

Indicadores ambientais da qualidade da água: saiba quais você precisa ficar atento!

Os indicadores ambientais da qualidade da água devem ser de conhecimento de organizações que atuam em setores que possam, de alguma forma, interferir ou afetar o curso e qualidade dos recursos hídricos do meio ambiente. Mais do que conhecer, é necessário respeitar e...

Sustentabilidade empresarial: você sabe como seu empreendimento pode trabalhá-la?

Você, que atua como engenheiro ou técnico do meio ambiente na sua empresa, certamente tem clareza sobre a importância das ações que precisam ser realizadas em seu negócio, a favor do meio ambiente. Mas, e sobre sustentabilidade empresarial, você já ouviu falar? O...

7 leis relacionadas ao licenciamento ambiental que você precisa ficar atento!

Sabe quais são as principais leis relacionadas ao licenciamento ambiental? Se você atua na área de meio ambiente durante a execução dos projetos da empresa, saiba que é essencial ficar atento a essas leis, para garantir o sucesso dos empreendimentos. Pensando em...

Condicionantes ambientais: confira quais precisam ser realizadas em projetos de geração e transmissão de energia!

Para manter a Licença Ambiental em dia, dentro da lei e sem sofrer penalidades, as condicionantes ambientais são fatores fundamentais a serem cumpridos. As licenças ambientais possuem condicionantes ambientais necessárias para manutenção da qualidade ambiental e...

Projeto para geração de energia: entenda qual é a importância da outorga de uso da água!

A água é um bem de uso comum, logo, para utilizá-la em atividades com fins industriais e para aproveitamento de potenciais hidrelétricos é necessário obter a Outorga de uso da água. Se você chegou até aqui porque está com dúvidas, esse conteúdo, com toda certeza, é...

Auto de Infração Ambiental: entenda como ele pode impactar no projeto de Centrais de Geração Hidrelétrica!

Já ouviu falar do Auto de Infração Ambiental? Ou melhor, você sabe como ele pode ser fundamental para as boas práticas no seu projeto de Central de Geração Hidrelétrica? Se você tem dúvidas quanto a isso, continue a leitura deste conteúdo, pois vamos apresentar os...

7 motivos para você contar com uma consultoria ambiental no seu negócio!

Ainda tem dúvidas de quais são as vantagens de contar com uma consultoria ambiental para o seu negócio? Então continue a leitura que vamos mostrar alguns dos principais motivos do porquê essa pode ser uma escolha valiosa para a sua empresa. Para este conteúdo,...

Saiba como obter a licença ambiental para o seu negócio

A licença ambiental é um processo administrativo que muitos empreendimentos precisam realizar para poderem operar. Entretanto, há vários detalhes importantes que devem ser levados em conta, tais como porte da empresa, tipo de atividade, entre outros. A seguir,...

Entenda o que é o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA e RIMA)

O Estudo de Impacto Ambiental está atrelado ao Licenciamento Ambiental de um empreendimento de grande porte. Ele é um documento técnico que detalha todas as características do empreendimento, os meios físicos, bióticos e socioeconômicos da área em que o empreendimento...

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

Conheça mais sobre nossas soluções:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *