7 motivos para você contar com uma consultoria ambiental no seu negócio!

por | dez 11, 2020 | Consultoria ambiental | 0 Comentários

Ainda tem dúvidas de quais são as vantagens de contar com uma consultoria ambiental para o seu negócio? Então continue a leitura que vamos mostrar alguns dos principais motivos do porquê essa pode ser uma escolha valiosa para a sua empresa.

Para este conteúdo, elaboramos 7 motivos, dentre os muitos que existem, para contar com uma consultoria ambiental para dar andamento na Licença Ambiental, por exemplo, dentre outros processos que seus projetos podem precisar! Continue a leitura!

Consultoria ambiental, o que é?

Atuando em projetos que de alguma forma interagem ou impactam no meio ambiente, você provavelmente tem ideia para que serve uma consultoria ambiental.

De qualquer forma, vale acrescentar, de forma simples, que se trata de ações analisadoras e avaliativas, por uma equipe técnica multidisciplinar, quanto aos impactos no meio físico, biótico e socioeconômico que determinado projeto possa causar.

Uma consultoria ambiental também consiste em oferecer insights e soluções em temas como qualidade do ar, da água e do solo, propondo medidas mitigadoras e de controle. Agora, vamos às vantagens que ela proporciona!

7 motivos para contratar uma empresa de consultoria ambiental para o seu negócio!

1. Mais agilidade para obter a Licença Ambiental

O processo para obter a Licença Ambiental para o seu negócio pode não ser dos menos burocráticos. E este motivo por si só, já faz valer a pena a contratação de uma consultoria ambiental

Uma empresa especializada em projetos e estudos ambientais tem experiência no assunto e poderá encaminhar todo o procedimento com maior eficácia. 

Com profissionais preparados, você não precisará se incomodar, nem correr riscos com erros e incoerências no encaminhamento dos documentos necessários na primeira vez, bem como, contará com um acompanhamento eficaz da aprovação dos documentos. E tudo isso resulta em maior agilidade no processo para obter essa licença.

2. Adequação e atualização quanto às normas legais

É fato que os procedimentos, assim como as documentações para o controle e trâmites de projetos que envolvem questões ambientais são constantemente atualizados. Logo, é fundamental que seu negócio se mantenha atento às normas, condutas e leis ambientais em vigência.

Dito isso, uma empresa de consultoria capacitada, conseguirá ajudar a sua empresa a aplicar as práticas mais modernas do setor. Sua empresa só tem a ganhar com isso:

  • Planejamento meticuloso para realizar e adequar as atividades da sua empresa, de acordo com a legislação vigente;
  • Mesmo projetos mais complexos, serão estudados de modo a se tornarem viáveis e rentáveis para a organização;
  • Você poderá usar seu tempo para se dedicar a outras atividades da empresa, desenvolver novos projetos e otimizar os demais processos organizacionais que competem ao seu cargo.

3. Análises mais precisas e imparciais

Uma vez que a consultoria ambiental é feita por uma empresa a parte da sua, ou seja, é como uma parceria, tem-se uma visão mais imparcial do projeto.

Logo, cria-se uma imparcialidade das análises quanto às operações, laudos e demais informações necessárias para a execução do projeto. Assim, seu negócio segue um caminho com informações fiéis e  legalizadas.

4. Maior potencial inovador

O ato de contratar uma consultoria ambiental mostra o quanto a sua empresa está engajada com o meio ambiente e como suas ações impactam na sociedade. Por si só, isso já é ótimo para a imagem e reputação do seu negócio. Mas além disso, a empresa estará aberta a fazer parte de processos inovadores.

Quando falamos em inovação, nos referimos a opções mais modernas de implementar determinados projetos, ações que são vantajosas para a sua empresa, assim como para os clientes.

Afinal de contas, não esqueça que uma empresa com compromisso sustentável e com responsabilidade social, tem potencial para ser cada vez mais bem-sucedida no mercado.

5. Recursos otimizados

Se você não está disposto a “gastar” com uma consultoria ambiental, saiba que ao não optar por isso, futuramente as despesas podem ficar bem mais salgadas. Isso porque, ao deixar passar alguma norma ou condicionante ambiental, por exemplo, seu negócio pode sofrer multas e implicações legais.

Em contrapartida, ter uma empresa especializada em projetos e estudos ambientais como parceira do seu negócio, significa ter profissionais capacitados trabalhando para criar projetos que otimizem os recursos disponíveis. E ainda, agregam inovação e qualidade para os processos, bem como, seguem e otimizam devidamente todas as legislações e regras normativas.

6. Controle de tempo e processos

Principalmente no caso da sua empresa não ter um setor responsável pelo controle das ações do meio ambiente, contar com uma consultoria ambiental é fundamental.

Até porque, treinar uma pessoa interna para essa tarefa vai acabar saindo mais custoso – tanto em fator financeiro, quanto em tempo gasto – sem que seja realmente eficaz.

Agora, se tratando de um contrato com uma empresa de consultoria ambiental, é possível alinhar prazos e as melhores condições de acordo com o que a gestão do seu negócio espera e precisa, sem atrasos e com menos riscos de eventuais problemas, tanto para a empresa quanto para seus clientes.

7. Redução de custos

Como já sugere a vantagem de número 6, você acaba economizando tempo e recursos ao contar com uma consultoria ambiental. Logo, vale a pena enfatizar que a redução de custos em vários gargalos dos processos é mais um benefício dessa relação de parceria.

Simples e rápido: a redução de custos acontece quando desperdícios com matérias-primas e insumos, por exemplo, são evitados por quem entende do assunto e sabe como colocar tudo em prática da melhor forma possível.

E então?

Neste conteúdo você pode conferir o quão vantajoso pode ser contar com a parceria de uma empresa especializada em consultoria ambiental.

Os bons motivos para isso, vão desde fatores financeiros à otimização de processos e claro, devida adequação quanto às normas e leis que regem projetos que impactam ou interferem de alguma forma no curso natural da natureza e/ou sociedade.

Se você quer saber como podemos contribuir para os seus projetos, através da consultoria ambiental, clique abaixo, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

proposta personalizada

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas: entenda como ele funciona e quando é necessário!

Você precisa realizar o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD)? Separamos informações importantes a respeito deste tema, afinal de contas, além do princípio de preservar o meio ambiente e manter o equilíbrio dos ecossistemas, este Programa ainda é...

Indicadores ambientais da qualidade da água: saiba quais você precisa ficar atento!

Os indicadores ambientais da qualidade da água devem ser de conhecimento de organizações que atuam em setores que possam, de alguma forma, interferir ou afetar o curso e qualidade dos recursos hídricos do meio ambiente. Mais do que conhecer, é necessário respeitar e...

Sustentabilidade empresarial: você sabe como seu empreendimento pode trabalhá-la?

Você, que atua como engenheiro ou técnico do meio ambiente na sua empresa, certamente tem clareza sobre a importância das ações que precisam ser realizadas em seu negócio, a favor do meio ambiente. Mas, e sobre sustentabilidade empresarial, você já ouviu falar? O...

7 leis relacionadas ao licenciamento ambiental que você precisa ficar atento!

Sabe quais são as principais leis relacionadas ao licenciamento ambiental? Se você atua na área de meio ambiente durante a execução dos projetos da empresa, saiba que é essencial ficar atento a essas leis, para garantir o sucesso dos empreendimentos. Pensando em...

Condicionantes ambientais: confira quais precisam ser realizadas em projetos de geração e transmissão de energia!

Para manter a Licença Ambiental em dia, dentro da lei e sem sofrer penalidades, as condicionantes ambientais são fatores fundamentais a serem cumpridos. As licenças ambientais possuem condicionantes ambientais necessárias para manutenção da qualidade ambiental e...

Projeto para geração de energia: entenda qual é a importância da outorga de uso da água!

A água é um bem de uso comum, logo, para utilizá-la em atividades com fins industriais e para aproveitamento de potenciais hidrelétricos é necessário obter a Outorga de uso da água. Se você chegou até aqui porque está com dúvidas, esse conteúdo, com toda certeza, é...

Auto de Infração Ambiental: entenda como ele pode impactar no projeto de Centrais de Geração Hidrelétrica!

Já ouviu falar do Auto de Infração Ambiental? Ou melhor, você sabe como ele pode ser fundamental para as boas práticas no seu projeto de Central de Geração Hidrelétrica? Se você tem dúvidas quanto a isso, continue a leitura deste conteúdo, pois vamos apresentar os...

7 motivos para você contar com uma consultoria ambiental no seu negócio!

Ainda tem dúvidas de quais são as vantagens de contar com uma consultoria ambiental para o seu negócio? Então continue a leitura que vamos mostrar alguns dos principais motivos do porquê essa pode ser uma escolha valiosa para a sua empresa. Para este conteúdo,...

Saiba como obter a licença ambiental para o seu negócio

A licença ambiental é um processo administrativo que muitos empreendimentos precisam realizar para poderem operar. Entretanto, há vários detalhes importantes que devem ser levados em conta, tais como porte da empresa, tipo de atividade, entre outros. A seguir,...

Entenda o que é o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA e RIMA)

O Estudo de Impacto Ambiental está atrelado ao Licenciamento Ambiental de um empreendimento de grande porte. Ele é um documento técnico que detalha todas as características do empreendimento, os meios físicos, bióticos e socioeconômicos da área em que o empreendimento...

Acompanhe-nos em nossas redes sociais!

Conheça mais sobre nossas soluções:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *